CartaExpressa
Frente de esquerda e cenários para 2022: o encontro entre Boulos e Lula em SP
A CPI da Covid e o auxílio emergencial também entraram em pauta
O ex-presidente Lula (PT) e o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos (PSOL), se encontraram na tarde desta quarta-feira 19 no Instituto Lula, em São Paulo. A agenda foi solicitada pelo psolista.
Além de discutirem a vacinação no Brasil e a CPI da Covid, os dois analisaram o desempenho de Boulos nas eleições municipais de 2020, quando chegou ao 2º turno da disputa pela prefeitura paulistana. Também entraram em pauta a defesa do auxílio emergencial e a importância de a esquerda formar palanques nos estados para fazer frente a Jair Bolsonaro.
De acordo com o diretor do Instituto Lula, Paulo Okamoto, não houve “demora” no encontro. “O Lula não estava fazendo encontros presenciais por causa da pandemia, mas eles vinham se falando sempre por telefone”, acrescentou.
Okamoto preferiu não se manifestar sobre assuntos internos do PSOL, como o lançamento do nome de Boulos à corrida rumo ao governo de São Paulo em 2022. “São partidos diferentes. Nem no PT opino, pois não sou da Direção Nacional. O importante é que Lula e Boulos são amigos, se respeitam e o ex-presidente é muito grato pelo que ele fez na campanha ‘Lula livre’”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula vai à Justiça e obtém liminar contra vereador que ameaçou ‘fuzilá-lo’
Por Ana Flávia Gussen
Lula e Ciro Gomes trocam alfinetadas no Twitter
Por Victor Ohana
Lula ironiza gravata de Pazuello e diz que ex-ministro o copiou
Por CartaCapital



