CartaExpressa

Fortaleza: Elmano diz que Evandro venceu ‘aliança’ de André Fernandes, Ciro e Sarto

O petista triunfou com 50,38% dos votos válidos, ante 49,62% do bolsonarista

Fortaleza: Elmano diz que Evandro venceu ‘aliança’ de André Fernandes, Ciro e Sarto
Fortaleza: Elmano diz que Evandro venceu ‘aliança’ de André Fernandes, Ciro e Sarto
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que Evandro Leitão (PT) venceu a eleição para prefeito de Fortaleza ao derrotar uma “aliança” em torno de André Fernandes (PL) que envolveu até o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

O prefeito José Sarto (PDT) terminou em terceiro lugar. Após o primeiro turno, os pedetistas se dividiram sobre o que fazer: o ex-prefeito Roberto Cláudio decidiu endossar o bolsonarista, enquanto o ministro Carlos Lupi, presidente licenciado do partido, manifestou apoio ao petista.

Ciro, por sua vez, não declarou apoio a Fernandes, mas foi acusado por adversários de trabalhar nos bastidores contra Evandro. Irmão do ex-ministro, o senador Cid Gomes (PSB-CE) disse à Folha de S.Paulo que Ciro sinalizou concordar com a movimentação à direita de Cláudio.

“Não foi apenas a candidatura do André, disputamos com uma candidatura apoiada pela prefeitura, apoiado na prática pelo governo do prefeito Sarto. E somos testemunha de perseguição a pessoas do governo que apoiaram Evandro”, disse Elmano de Freitas em entrevista à Rádio O Povo CBN. “Foi uma candidatura com apoio do Roberto Cláudio, do Ciro Gomes atuando nos bastidores, com apoio do Tasso (Jereissati) e do (Capitão) Wagner.”

Evandro venceu a eleição com 50,38% dos votos válidos, ante 49,62% de André.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo