CartaExpressa
Fontes de césio-137 que sumiram em Minas são localizadas em empresa de sucata de São Paulo
Os equipamentos de medição de conteúdo radioativo haviam sido furtados da mineradora AMG Brasil


A Comissão Nacional de Energia Nuclear confirmou a recuperação de dois equipamentos com cápsulas de césio-137 furtados da mineradora AMG Brasil em Nazareno (MG).
O material radioativo foi localizado em uma revenda de sucata no estado de São Paulo. Segundo um comunicado divulgado pela mineradora nesta segunda-feira 10, a CNEN encaminhará os itens para a sede da empresa.
Foto: CNEN/divulgação
As fontes ainda devem ser levadas ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, para avaliação de integridade, taxas de dose e condições de uso.
A Polícia Civil de Minas Gerais segue investigando o caso em sigilo.
Leia a nota na íntegra:
638246036598541436-COMUNICADO-AMG-BRASIL-1Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.