CartaExpressa

Flávio Dino diz que vai processar Bolsonaro por ‘mentir’ sobre repasses ao Maranhão

‘É tão absurda que o valor ‘informado’ (R$ 36 bilhões) equivale quase ao DOBRO do orçamento do Estado’, diz o governador

(Foto: Gilson Teixeira)
Apoie Siga-nos no

Após o presidente Jair Bolsonaro divulgar uma lista com supostos repasses federais a cada estado, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) afirma que o presidente Jair Bolsonaro mentiu e anunciou que vai procurar a justiça.

“É tão absurda que o valor “informado” (R$ 36 bilhões) equivale quase ao DOBRO do orçamento do Estado em 2020. Vamos ter que, mais uma vez, entrar na Justiça por essa vergonhosa fake news”, escreveu o governador no Twitter.

No domingo 29, o presidente publicou nas redes sociais uma lista com supostos valores repassados para cada estado em 2020. Ministros do governo e apoiadores de Bolsonaro compartilharam a informação. A jogada foi vista como uma tentativa de jogar a responsabilidade pela crise da Covid-19 sobre os governadores.

Eduardo Bolsonaro, filho do presidente e deputado federal, também entrou na campanha. Ele diz nas publicações que o governo federal injetou bilhões para o enfrentamento à Covid-19. “Perguntem aqueles que agora decretam lockdown: para onde foi esse dinheiro?”.

O Brasil se tornou o segundo país mais atingido no mundo pela Covid-19. A postura do presidente é criticada por especialistas e políticos, que o acusam de negacionismo e irresponsabilidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar