CartaExpressa
Financial Times aposta na derrota de Bolsonaro e vê Lula favorito ‘para vencer por ampla margem’
E editor de América Latina do jornal, Michael Stott, projeta que, ‘apesar das bravatas’, o ex-capitão ‘terá um fim bem mais prosaico’


O jornal britânico Financial Times aposta na derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. O veículo publicou nesta sexta-feira 31 uma série de previsões para o ano que vem sobre diversos países.
No caso do Brasil, o editor de América Latina, Michael Stott, projeta que, “apesar das bravatas”, o ex-capitão “terá um fim bem mais prosaico”. Segundo o jornal, a inflação galopante e a economia estagnada dão vantagem ao ex-presidente Lula (PT), “favorito para vencer por ampla margem”.
Lula aparece na liderança das principais pesquisas de intenção de voto para o próximo pleito presidencial. Segundo a mais recente rodada do Datafolha, divulgada neste mês, o petista tem 48% das intenções de voto no 1º turno e é considerado por 51% o melhor presidente do País.
O levantamento também mostrou que, se a eleição acontecesse hoje, Lula bateria qualquer adversário no 2º turno por no mínimo 26 pontos.
Já uma pesquisa Ipec publicada neste mês mostra que Lula tem 27 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro. No principal cenário de 1º turno, o petista marca 48%, ante 21% do ex-capitão. Todos os adversários de Lula, somados, chegam a 38%, o que indica possibilidade de vitória do ex-presidente ainda no 1º turno.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha: Preferência pelo PT chega a 28%, melhor resultado em 8 anos; 2º colocado tem 2%
Por CartaCapital
PT foi o partido que mais ganhou filiados em 2021
Por CartaCapital
‘A Lava Jato combateu o PT de forma eficaz’, confessa Moro em entrevista
Por CartaCapital