CartaExpressa
Fiesp lança manifesto em defesa da Reforma Tributária: ‘Boa e necessária’
Segundo a entidade, ‘todos os setores econômicos e sociais vão ganhar se o País tiver um sistema tributário racional’


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo publicou nesta quarta-feira 5 um manifesto em defesa da Reforma Tributária, em tramitação na Câmara dos Deputados.
A entidade diz apoiar “com convicção essa causa porque ela é boa e necessária para o País”.
“A aprovação da Reforma Tributária dos impostos sobre o consumo, numa primeira etapa, tem potencial para aumentar o Produto Interno Bruto entre 12% e 20% em até 15 anos, segundo estudos disponíveis. Isso significa, em dinheiro de hoje, R$ 1,2 trilhão a mais circulando na economia”, diz o texto.
Segundo a Fiesp, “todos os setores econômicos e sociais vão ganhar se o País tiver um sistema tributário racional, o que há muitos anos deixou de existir”. Assim, “o tempo e os recursos desperdiçados com a burocracia dos impostos poderão ser investidos de maneira mais produtiva”.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a discussão sobre a Reforma Tributária no plenário começará ainda nesta quarta, com a expectativa de votar a PEC em primeiro turno na quinta 6.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Brecha na Reforma Tributária pode impedir taxação de barcos de luxo, alerta Unafisco
Por Wendal Carmo
Republicanos fecha questão a favor da Reforma Tributária, caso relator atenda reivindicações
Por Victor Ohana
Discussão sobre Reforma Tributária quase termina em agressão na Câmara; assista
Por Wendal Carmo