CartaExpressa
FHC volta a defender frente ampla com o PT para derrotar Bolsonaro
‘Não importa quem convoque. Havendo uma convocação que seja possível de participar, dizer o que pensa é bom’, disse o ex-presidente
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende que o PSDB participe dos atos contra o presidente Jair Bolsonaro mobilizados por partidos da oposição, inclusive o PT. Internamente, no entanto, líderes tucanos ainda apresentam resistência ao movimento, embora nacionalmente o partido tenha assumido postura de oposição ao governo.
“Não importa quem convoque. Havendo uma convocação que seja possível de participar, dizer o que pensa é bom”, disse FHC em entrevista ao O Globo.
“É bom que se crie uma frente ampla. Que haja diversidade de opiniões, mas que sejam todas a favor da democracia. Eu não discrimino (o PT). O PT não é intrinsicamente contra a democracia. Nunca foi. O governo do PT muitas vezes dava a sensação de (ser). Mas não há um sentimento genuíno do PT de ser contra a diversidade de opiniões”, completou o líder pessedebista.
O tucano também comentou sobre as prévias do partido que, até o momento, tem a disputa protagonizada por João Doria, governador de São Paulo, e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.
“Eu vou apoiar quem tiver maior capacidade de agregar opinião nacional. Se o Leite tiver mais que o Doria, vai o Leite. Se o Doria tiver mais que o Leite, vai o Doria. E pode ter um terceiro ainda “, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Eleições 2022: PSDB confirma Doria, Leite, Tasso e Virgílio em prévias
Por CartaCapital
Ipec: Desaprovação a Bolsonaro chega a 68%; 7 a cada 10 brasileiros não confiam nele
Por Estadão Conteúdo
Ipec: Lula tem mais de 20 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e poderia vencer eleição no 1º turno
Por CartaCapital



