CartaExpressa
FHC pede ‘paciência’ e resposta a Bolsonaro apenas ‘nas urnas’
‘O melhor é aguentá-lo por um tempo’, disse o tucano
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou a “celebração” do presidente Jair Bolsonaro após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspender os testes da vacina Coronavac – decisão já revertida pela agência. “A fala é um desastre”, disse FHC em entrevista à Veja.
Segundo ele, Bolsonaro “se equivocou redondamente, porque é um assunto muito delicado e grave que atinge todas as pessoas”.
Mas, quando questionado sobre seu apoio ou não a um eventual processo de impeachment contra Bolsonaro, o tucano defendeu que a resposta ao governo se dê em 2022. “O melhor é ter paciência histórica e aguentá-lo por um tempo e, na hora certa, dar a resposta conveniente (…) Nas urnas, claro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.