CartaExpressa
FHC diz que pode ‘considerar a hipótese’ de votar em Lula contra Bolsonaro
O tucano, no entanto, defende uma ‘terceira solução’ para o pleito presidencial


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou nesta terça-feira 20 que pode “considerar a hipótese” de votar em Lula (PT) em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.
O tucano, entretanto, declarou que trabalhará para construir uma “terceira solução” para enfrentar o PT e o atual presidente.
“Jamais votarei no Bolsonaro porque ele é de extrema-direita, não está no meu horizonte. Prefiro alguém mais ligado ao PSDB. Se não houver, entre Lula e Bolsonaro posso considerar a hipótese de Lula. Eu quero isso? Não. Vou ajudar para que aconteça? Não. Vamos tentar uma terceira solução”, disse FHC em entrevista ao Sputnik News.
Entre os candidatos a ocupar a “terceira via” para FHC estão os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), ambos do PSDB, e o apresentador Luciano Huck, da TV Globo.
“Qualquer um deles tem que ser candidato nacional, sair da fronteira do seu estado e conquistar o País. Ou sair da televisão e ganhar a condição de líder político. Há tempo para isso, não muito, mas ainda há tempo. Eu, pelo menos, vou me resguardar até ver quem é que realmente tem a possibilidade”, afirmou ainda.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.