CartaExpressa
FHC cobra posição do PSDB, teme decadência e defende Luciano Huck
Para ex-presidente, ‘está chegando a hora’ do apresentador da TV Globo entrar na política


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o PSDB deveria ter sido “mais claramente de oposição” na eleição para presidente da Câmara dos Deputados.
“Em política, ou você tem posição clara ou fica difícil, as coisas ficam escorregadias”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Para ele, o partido “precisa tomar rumo e ter uma palavra afirmativa forte”.
“Os partidos têm seus ciclos. Espero que o PSDB não esteja em seu ciclo descendente. Mas, se estiver, pobre do PSDB”, acrescentou.
Na conversa, FHC ainda disse que “está chegando a hora” de Luciano Huck entrar na política.
“O Luciano tem uma vantagem, ele é conhecido popularmente. Ele é conhecido como uma pessoa que sabe falar com o povo, mas não como líder político. Ele tem de se apresentar como líder político”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.