CartaExpressa
Fernández pede ‘união’ contra a desigualdade na América Latina e destaca liderança de Lula
‘Enquanto Lula foi presidente, vimos como nascia uma classe média muito forte no Brasil. Também vimos como isso foi se perdendo’


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, participou virtualmente da cerimônia de comemoração pelos 42 anos do PT, nesta quinta-feira 10. Em sua mensagem, disse ter “um grande carinho” pelo ex-presidente Lula, a quem se referiu como “um grande amigo” e “um líder da região que admiramos muito”.
“Enquanto Lula foi presidente, vimos como nascia uma classe média muito forte no Brasil. Também vimos como isso foi se perdendo. Também vimos nos anos de Nestor e Cristina [Kirchner] como a classe média [na Argentina] recuperava protagonismo, crescia e, depois, como em só quatro anos tudo isso foi se deteriorando”, afirmou Fernández.
O argentino também disse que “o que temos em comum é trabalhar mais unidos que nunca”.
“A América Latina segue sendo o continente mais desigual do mundo. E isso não pode nos deixar com a consciência em paz”, finalizou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.