CartaExpressa
Felipe Neto vira réu por injúria e difamação contra a deputada Júlia Zanatta
Uma tentativa de conciliação chegou a ser realizada, mas os dois não chegaram a um acordo


O influenciador Felipe Neto virou réu por injúria e difamação por falas contra a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC). A queixa-crime foi aceita pela 41ª Vara Criminal da Capital do Rio de Janeiro.
Felipe teria dito, no dia 13 de junho de 2024, que a tiara de flores na cabeça, adereço usado frequentemente pela parlamentar, “é tida por muita gente como um símbolo de apologia ao nazismo”.
O youtuber completou dizendo que ela “curiosamente” não utilizou a coroa de flores quando se manifestou no parlamento europeu.
A decisão da Justiça foi publicada em 14 de abril. Uma tentativa de conciliação chegou a ser realizada, mas os dois não chegaram a um acordo. O influenciador agora tem 10 dias para responder à acusação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz aponta ‘tentativa de censura’ e manda arquivar ação de Zanatta contra o PT
Por Wendal Carmo
Deputada não cometeu injúria ao chamar Júlia Zanatta de ‘fascista’, decide Kassio Nunes
Por CartaCapital