CartaExpressa
Fachin vota para reverter a suspeição de Moro
Ele foi o primeiro a votar nesta quinta; assista ao vivo


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quinta-feira 22 para que a Corte revise a declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá.
Segundo Fachin, ao declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba nos processos contra o petista, o habeas corpus que pedia o reconhecimento da suspeição de Moro contra Lula, aceito pela Segunda Turma em março, perde o objeto.
“Entendo que, como efeito da incompetência do juízo, fica esvaziada a aferição da imparcialidade subjetiva do magistrado”, argumentou Fachin.
Ele foi o primeiro a votar nesta quinta.
Assista à sessão ao vivo:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.