CartaExpressa
Fachin nega mais um habeas corpus para soltar Bolsonaro
A autora do pedido sequer integra a defesa do ex-presidente
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, rejeitou na quinta-feira 6 mais um habeas corpus protocolado em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
A autora do HC, que não integra a defesa do ex-capitão, se apresentou ao STF como “mulher, advogada, nordestina, jovem e cristã”. Ela alega que a prisão se baseia em fundamentos genéricos e seria desnecessária, uma vez que não haveria risco à aplicação da lei.
Fachin afirmou que o novo HC marca apenas uma repetição de outro pedido semelhante, negado no fim de outubro. No caso da primeira solicitação, a advogada apelou e o STF julgará o recurso entre 14 e 25 de novembro, no plenário virtual.
Em 11 de setembro, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O colegiado iniciou nesta sexta-feira 7 a análise do recurso do ex-presidente contra a sentença. Até as 13h30, dois votos haviam votado pela rejeição dos embargos de declaração (Alexandre de Moraes e Flávio Dino) e nenhum pelo provimento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Alexandre de Moraes vota por rejeitar recursos de Bolsonaro e réus da trama golpista
Por Vinícius Nunes
Além de Bolsonaro e Braga Netto: saiba o placar do julgamento dos outros recursos da trama golpista
Por CartaCapital
STF confirma que Fux não participará de julgamento de recurso de Bolsonaro
Por CartaCapital



