CartaExpressa,Sociedade

Fachin diz que ações policiais no Jacarezinho ‘parecem graves’ e podem configurar ‘execução arbitrária’

Fachin diz que ações policiais no Jacarezinho ‘parecem graves’ e podem configurar ‘execução arbitrária’

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que as informações sobre a operação policial no Jacarezinho realizada na quinta-feira 6 “parecem graves” e que “há indícios de atos que, em tese, poderiam configurar execução arbitrária”.

As declarações constam em documento encaminhado nesta sexta-feira 7 ao Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

 

Para a entidade, a ação, que deixou 25 mortos, teria descumprido decisão do STF que restringiu as operações policiais na pandemia, segundo ordem de junho de 2020.

Além de encaminhar ofício à organização, Fachin enviou o material ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao chefe do Ministério Público no Rio de Janeiro, Luciano de Souza.

O material também contém dois vídeos fornecidos pela entidade vinculada à UFRJ. Em um deles, um homem deitado é alvo de um tiro disparado pela polícia, e em outro, cinco pessoas estão aparecem em macas de hospital, aparentemente mortas.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem