CartaExpressa

Fabricante da Sputnik V promete processar a Anvisa por difamação

Para os responsáveis pela vacina russa, a agência brasileira ‘espalha informações falsas intencionalmente’

Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

Os responsáveis pelo desenvolvimento da vacina Sputnik V revelaram nesta quinta-feira 29 a abertura de um processo contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária por difamação. A Anvisa reprovou na segunda-feira 26 os pedidos de importação do imunizante russo por estados.

“Após a admissão do regulador brasileiro Anvisa de que não testou a vacina Sputnik V, a Sputnik V está iniciando um processo judicial de difamação no Brasil contra a Anvisa por espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente”, publicou o perfil oficial da vacina nas redes sociais.

Segundo a conta, a “Anvisa fez declarações incorretas e enganosas sem ter testado a vacina Sputnik V real. E desconsiderando ofício de Gamaleya Inst. que nenhum RCA está presente e apenas vetores não replicantes são usados ​​com E1 deletado. Nossa equipe jurídica entrará em contato”.

Além da ausência de documentação, a Anvisa argumentou, ao recusar a importação da Sputnik V, que existe a possiilidade de o adenovírus da vacina se replicar no organismo, o que geraria um risco à saúde dos brasileiros. É o que sustenta, por exemplo, o gerente de medicamentos e produtos biológicos da agência, Gustavo Mendes.

“As células de adenovírus vetor, que carregam o material genético da vacina, não podem se replicar. Precisamos saber se existe mesmo um vírus replicante que não é esperado na Sputnik. Qual é o risco de ter esse vírus? Esse vírus pode se acumular em algum órgão? Pode gerar um efeito tóxico? Pode gerar uma adenovirose? Pode ser transmitido para outras pessoas? São perguntas que só podem ser respondidas quando temos esses dados e estudos nas nossas mãos”, disse Mendes em audiência pública da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, na Câmara dos Deputados.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar