CartaExpressa
FAB intercepta aeronaves que sobrevoaram área restrita no Rio; cidade sedia encontro dos Brics
As aeronaves foram interceptadas por caças A-29 Super Tucano para averiguação dos dados de voo e autorizações


A Força Aérea Brasileira anunciou que interceptou, no sábado 5, dois aviões e um helicóptero que sobrevoaram uma área restrita no Rio de Janeiro. A cidade sedia a cúpula dos Brics neste domingo 6 e na segunda-feira 7.
Segundo a FAB, as aeronaves foram interceptadas por caças A-29 Super Tucano para averiguação dos dados de voo e autorizações; posteriormente, foram orientadas para mudança de rota pelos órgãos de controle e acompanhadas pelos caças.
O helicóptero foi classificado como voo irregular. “Ao avistar o caça A-29, saiu da área restrita e pousou em um local isolado”, informou a FAB, em nota.
Ainda de acordo com a FAB, além dos aviões caça, uma aeronave E-99 permaneceu em voo durante toda operação, garantindo a vigilância eletrônica e o controle do espaço aéreo na área de segurança.
O espaço aéreo no Rio de Janeiro foi delimitado pelo decreto nº 12.542, de 1º de julho de 2025, que determinou os procedimentos de segurança a serem aplicados pelo Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro para garantir a “soberania do espaço aéreo brasileiro e a proteção das autoridades participantes do Brics”.
A norma vale de 4 a 8 de julho de 2025. A segurança durante a cúpula dos Brics ainda envolve a presença de atiradores de elite e bloqueios em ruas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Multilateralismo, reforma da governança e cessar-fogo: as principais defesas na declaração dos Brics
Por CartaCapital
‘Sempre mais fácil investir na guerra do que na paz’: o discurso de Lula na abertura dos Brics
Por CartaCapital