CartaExpressa
Eymael deixa a presidência do Democracia Cristã depois de 30 anos
O ex-deputado federal disputou a Presidência da República seis vezes, entre 1998 e 2022


O ex-deputado federal José Maria Eymael deixou nesta quarta-feira 30 a presidência do partido Democracia Cristã, cargo que ocupava desde 1995. O ex-deputado João Caldas será o novo chefe da sigla.
Eymael disputou a Presidência da República seis vezes, entre 1998 e 2022. No último pleito, obteve 16.604 votos, ou 0,01% do total de votos válidos. Ele ficou na última colocação.
Em sua primeira tentativa de chegar ao Palácio do Planalto, conquistou 171.827 votos, ou 0,25% dos votos válidos.
O melhor resultado de Eymael (não em total de votos) foi a quinta colocação em 2010, com 89.350 votos, ou 0,09% dos válidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Por que o Centrão considera Eduardo Bolsonaro inviável para 2026
Por Vinícius Nunes
Lula cresce após o tarifaço e lidera todos os cenários eleitorais para 2026, indica Atlas; veja os números
Por CartaCapital
Tebet confirma que estará no palanque de Lula em 2026
Por CartaCapital