CartaExpressa
‘Extremistas terão a aplicação da lei’, diz Moraes após ataques de bolsonaristas em NY
Bolsonaristas pediram intervenção militar e xingaram ministros do STF na frente de um hotel


Após ser hostilizado por bolsonaristas em Nova York (EUA), o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, afirmou que “extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei”.
“O povo se manifestou livremente e a Democracia venceu”, escreveu o magistrado em seu perfil no Twitter na noite da segunda-feira 14. “O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal”.
Além de Moraes, o ex-presidente Michel Temer (MDB) e os ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski foram alvos de ataques. Eles participaram do Lide Brazil Conference, um encontro com empresários brasileiros no HCNY (Harvard Club of New York).
Em imagens que circulam nas redes sociais, manifestantes xingam os ministros e seguram cartazes em que pedem intervenção federal. Outros gritos de ordem também são ouvidos, como “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaristas invadem e picham símbolos nazistas em centro de formação do MST em Pernambuco
Por Wendal Carmo
Zambelli tenta se infiltrar em evento com ministros do STF em Nova York
Por CartaCapital