CartaExpressa

Extrema-direita não precisa mais de Bolsonaro para se mobilizar, mostra estudo

A pesquisa revela ainda que a formação desse extremismo é indissociável da Covid-19

Extrema-direita não precisa mais de Bolsonaro para se mobilizar, mostra estudo
Extrema-direita não precisa mais de Bolsonaro para se mobilizar, mostra estudo
Manifestação bolsonarista em São Paulo em 7 de Setembro de 2021. Foto: Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

A extrema-direita no Brasil não precisa mais do presidente Jair Bolsonaro para se mobilizar. É o que revela a pesquisa Democracia Sitiada e Extremismo no Brasil: 18 meses de manifestações bolsonaristas, coordenada pela antropóloga Isabela Kalil, do Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (NEU-FESPSP). O estudo foi divulgado nesta segunda-feira 18 pelo Estadão.

De acordo com o trabalho, a formação desse extremismo é indissociável da Covid-19. A pesquisa mostra que a pandemia se tornou em uma oportunidade para mobilizar os bolsonaristas.

A maioria dos atos em 2020 trazia como pauta a defesa do tratamento precoce e o ataque a governadores e prefeitos que defendiam medidas de isolamento social, como o fechamento do comércio.

O estudo também diz que houve uma mudança na retórica dos apoiadores do presidente. Antes da pandemia, os alvos prioritários eram os políticos e partidos tradicionais. Depois, passaram a ser instituições, como o Congresso e o STF. O deslocamento das pautas dos protestos é acompanhado pelo aumento do radicalismo, incluindo “atos de insurgência”.

Os pesquisadores identificaram ainda a presença cada vez maior de símbolos militares e de novos tipos de protestos, como os encontros de motociclistas.

Outra constatação foi a transformação da identidade do bolsonarista, deixando a ênfase no “cidadão de bem” para explorar a imagem do “patriota”.

(Com informações da Agência Estado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo