CartaExpressa

Ex-porta-voz manda indireta a Bolsonaro: ‘o poder inebria, corrompe e destrói’

Otávio Rêgo Barros foi exonerado no começo do mês após perder influência com o presidente

Apoie Siga-nos no

O ex-porta-voz da Presidência da República do governo Jair Bolsonaro, Otávio do Rêgo Barros, escreveu uma coluna “enigmática” ao jornal Correio Brasiliense nesta quarta-feira 28. No texto, ele diz que as instituição devem se atentar às decisões do “imperador imortal”, que parece não escutar os conselhos de seus “assessores leais”.

O texto não faz referências diretas a Jair Bolsonaro, mas cita campanhas eleitorais, desconfianças, traições e até mesmo elogios à imprensa – algo que o próprio porta-voz não sustentava enquanto esteve no cargo. Rêgo Barros foi exonerado no último dia 7 após ter influência derretida.

“Infelizmente, o poder inebria, corrompe e destrói! E se não há mais escravos discordantes leais a cochichar: “Lembra-te que és mortal”, a estabilidade política do império está sob risco.”, diz Otávio.

“As demais instituições dessa república […] deverão ser firmes, não recuar diante de pressões. A imprensa, sempre ela, deverá fortalecer-se na ética para o cumprimento de seu papel de informar, esclarecendo à população os pontos de fragilidade e os de potencialidade nos atos do César”, encerra.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar