CartaExpressa
Ex-porta-voz manda indireta a Bolsonaro: ‘o poder inebria, corrompe e destrói’
Otávio Rêgo Barros foi exonerado no começo do mês após perder influência com o presidente
O ex-porta-voz da Presidência da República do governo Jair Bolsonaro, Otávio do Rêgo Barros, escreveu uma coluna “enigmática” ao jornal Correio Brasiliense nesta quarta-feira 28. No texto, ele diz que as instituição devem se atentar às decisões do “imperador imortal”, que parece não escutar os conselhos de seus “assessores leais”.
O texto não faz referências diretas a Jair Bolsonaro, mas cita campanhas eleitorais, desconfianças, traições e até mesmo elogios à imprensa – algo que o próprio porta-voz não sustentava enquanto esteve no cargo. Rêgo Barros foi exonerado no último dia 7 após ter influência derretida.
“Infelizmente, o poder inebria, corrompe e destrói! E se não há mais escravos discordantes leais a cochichar: “Lembra-te que és mortal”, a estabilidade política do império está sob risco.”, diz Otávio.
“As demais instituições dessa república […] deverão ser firmes, não recuar diante de pressões. A imprensa, sempre ela, deverá fortalecer-se na ética para o cumprimento de seu papel de informar, esclarecendo à população os pontos de fragilidade e os de potencialidade nos atos do César”, encerra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.