CartaExpressa
Ex-comandante do Exército, Freire Gomes depõe nesta sexta à PF em caso de trama golpista
Ele é testemunha nas investigações sobre plano de golpe de Estado


O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, vai depor na sede da Polícia Federal (PF), na tarde desta sexta-feira 1. Ele é testemunha no caso que apura a suposta trama golpista no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A investigação policial levou à operação Tempus Veritatis, deflagrada no último dia 8 de fevereiro, que teve como alvo o núcleo do governo Bolsonaro.
O relatório preliminar das investigações aponta que Freire Gomes teria, a princípio, resistido à ideia de um golpe de Estado no país. Por conta da resistência, ele teria sido criticado pelo general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa.
A postura de não embarcar na empreitada golpista também teria sido adotada pelo brigadeiro Baptista Júnior, que comandava a Força Aérea Brasileira (FAB).
Por outro lado, o general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira afirmou, em depoimento à PF na semana passada, que se reuniu com Bolsonaro em dezembro de 2022, a pedido de Freire Gomes. A PF tenta apurar se um plano de golpe foi discutido nessa reunião.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Cagão’: Braga Netto atacou comandante do Exército por não embarcar em golpe
Por CartaCapital
Justiça reconhece que Hang ‘apoiou golpe’ e condena empresário a pagar indenização para rádio
Por André Lucena
STF define penas de mais 15 golpistas do 8 de Janeiro e amplia denúncias contra 29
Por CartaCapital
Saiba quem são os empresários presos pela PF por suspeita de financiamento do 8 de Janeiro
Por André Lucena