CartaExpressa
Estudantes do Amapá pedem adiamento do Enem à Justiça
Ação Popular cobra também a remarcação do exame; o processo deve ser julgado ainda nesta sexta
Uma Ação Popular protocolada nesta sexta-feira 15 por jovens do Amapá pede o adiamento da realização do Enem no estado. A expectativa é de que o processo seja julgado ainda hoje pela 6ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amapá.
Além do adiamento, a ação cobra a remarcação do exame com ressalvas, a depender do avanço da Covid-19. Entre as razões para o pedido, estão o aumento no número de contaminações pelo novo coronavírus no estado e o decreto nº 4391, do governo do Amapá, que restringe aglomerações e eventos em espaços públicos.
O número de mortos no Estado chegou a 994, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Assinam o documento Adriele Aragão, membro do Observatório Amazônico de Direitos Humanos (OBADH) e estudante de Direito na Universidade Federal do Amapá; Janaina Pinheiro, ex-candidata a vereadora pelo PCdoB em Macapá; Marcella Vieira, graduada em História pela Universidade Federal do Amapá; Rafael Cristopher, estudante; os estudantes e ex-candidatos a vereador pela Rede Sustentabilidade Lucas Abrahao, professor de Ensino Médio no Amapá, Nelson Rafael Araújo e Thawanna de Paula, da Bancada Preta.
Veja o protocolo da ação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


