CartaCapital
‘Esqueça qualquer crítica ao Gilmar’, disse Jair a Eduardo no WhatsApp
Em mensagens obtidas pela PF, o ex-presidente afirmou ter conversado com ministros do STF


Conversas de WhatsApp obtidas pela Polícia Federal mostram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ao filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ter dialogado com ministros do Supremo Tribunal Federal.
Naquela troca de mensagens, em 27 de junho, Jair também pediu a Eduardo que esquecesse “qualquer crítica ao Gilmar”. Segundo a PF, trata-se de uma referência a Gilmar Mendes, decano do STF.
Eduardo enviou três imagens ao pai — cujo conteúdo a PF não conseguiu recuperar — e perguntou se poderia compartilhar. “Não”, respondeu Jair. “Esqueça qualquer crítica ao Gilmar.”
Na sequência, o ex-presidente emendou: “Tenho conversado com alguns do STF. Todos ou quase todos demonstram preocupação com sanções. Me ligue”.
O diálogo consta do relatório em que a PF indiciou Jair e Eduardo por coação no curso do processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro no inquérito sobre trama nos EUA
Por CartaCapital
PF apreende carta no celular de Bolsonaro com pedido de asilo a Milei
Por Wendal Carmo
Eduardo cobrou agradecimento público de Bolsonaro a Trump, revela PF
Por CartaCapital