CartaExpressa

Escavadeira da Codevasf vira banner publicitário de Arthur Lira

Maquinário foi comprado com verba do orçamento secreto por 739 mil reais

Escavadeira da Codevasf vira banner publicitário de Arthur Lira
Escavadeira da Codevasf vira banner publicitário de Arthur Lira
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Uma escavadeira hidráulica pertencente a Codevasf, comparada com verba do orçamento secreto por 739 mil reais, se tornou um aparato publicitário para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

O caso aconteceu, conforme mostra o jornal, em Teotônio Vilela, no Alagoas, comandada por Peu Pereira (PP), primo do deputado. Lira também é primo de João José Pereira Filho, o superintendente da Codevasf em Alagoas.

A máquina, que agora estampa um banner com a foto de Lira e um agradecimento ao parlamentar foi comprada para ser usada em obras e construções na cidade, ela, porém, está parada em um ponto turístico da cidade. O uso como aparato publicitário é vedado pela própria Codevasf no termo de doação do equipamento para a cidade. O contrato permite apenas que o equipamento seja usado apenas em obras de interesse social.

A cidade de Teotônio Vilela é um dos principais redutos eleitorais de Lira no estado. Em 2022, o deputado conquistou o voto de quase 40% dos eleitores do município, o que representa 13,2% de todos os votos que recebeu no pleito.

O nome do deputado está ligado ao envio de emendas parlamentares a cidade. De acordo com uma publicação feita pelo superintendente da Codevasf em setembro de 2022, cerca de 90% das emendas parlamentares enviadas a Teotônio Vilela nos últimos 12 anos são de autoria de Arthur Lira. 

“Aproximadamente 135 milhões de reais para todas as áreas, de 2010 a 2022″, disse.

Em maio, João José Pereira Filho informou que a Superintendência de Alagoas recebeu 20 retroescavadeiras por meio de emendas parlamentares de Lira.

Procurada, a assessoria de Lira afirmou não ver qualquer irregularidade na ação. Ao jornal, chegou a questionar: “Qual o problema de ter um banner de agradecimento à entrega da retroescavadeira?”. A Codevasf, por sua vez, disse que a responsabilidade é da prefeitura, que não comentou o caso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo