CartaExpressa
Erika Hilton se torna a 1ª mulher trans a liderar uma bancada no Congresso
A deputada substitui Guilherme Boulos no comando de um grupo de 14 representantes do PSOL e da Rede


A bancada da federação PSOL-Rede na Câmara escolheu nesta quarta-feira 21 a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) como sua nova líder.
Com isso, Hilton se torna a primeira mulher trans a assumir um posto de liderança no Congresso Nacional.
Ela sucede Guilherme Boulos (PSOL-SP) no comando de um grupo de 14 deputados.
Erik Hilton será responsável por coordenar as ações dos dois partidos na Câmara e representá-los no Colégio de Líderes, instância na qual são definidos os itens a serem votados em plenário.
De acordo com a equipe da deputada, a bancada continuará a fazer parte da base do governo Lula (PT) e terá como prioridade “a defesa da democracia, dos direitos humanos e contra os retrocessos impostos pela agenda da extrema direita e do bolsonarismo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Daniel Silveira pede mais uma vez ao STF para cumprir pena no semiaberto
Por CartaCapital
MT: Justiça torna réu ex-deputado por supostamente tentar ‘comprar’ vaga para a esposa no TCE
Por Wendal Carmo
Kassio interrompe julgamento no STF sobre as ‘sobras eleitorais’; entenda o que está em jogo
Por CartaCapital