CartaExpressa

Equipes resgatam cavalo ilhado sobre telhado em Canoas

Uma força-tarefa, utilizando barco e helicóptero, foi montada para resgatar o animal, batizado de ‘Caramelo’

Equipes resgatam cavalo ilhado sobre telhado em Canoas
Equipes resgatam cavalo ilhado sobre telhado em Canoas
Apoie Siga-nos no

A catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul desde o último dia 29 de abril, ameaça a vida das 1,5 milhão de pessoas e de dezenas de animais presentes no estado. 

O drama de uma égua ilhada em cima de um telhado em Canoas (RS), um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas, mobilizou uma força-tarefa de resgate.

O animal, batizado de “Caramelo”, foi flagrado por um helicóptero da TV Globo ilhado na noite de quarta-feira 8.

Através do ‘X’ (antigo Twittter), o influenciador Felipe Neto montou uma “força-tarefa” para tentar salvar a vida do animal. Por volta das 7h desta quinta-feira, tentava o empréstimo de um helicóptero para içar o animal, e informou que uma equipe de resgate se deslocaria com barcos para dar suporte ao equino. 

Na sequência, a primeira-dama Janja da Silva anunciou que o Comandante dos Operações do Rio Grande do Sul se mobilizou para resgatar o animal. “Vamos torcer para que o ‘Caramelo’ tenha resistido essa noite”, publicou. Por volta das 9h30, Janja mostrou uma equipe com veterinários decolando para a área em que o animal estava ilhado.

Além de mostrar o engajamento de voluntários, a primeira-dama publicou uma nova imagem do equino, de 350kg. Pela foto, aparentemente o nível da água da região em que se localizava o equino havia baixado. Janja informou também que Caramelo já teria um haras para onde seria remanejado. 

O animal foi removido do telhado pelas equipes do Exército e do Corpo de Bombeiros do RS e de São Paulo às 11h10 desta quinta-feira 9. Após ser sedado, ele foi levado de bote até uma área sem alagamentos e em seguida, transportado em um caminhão veterinário para um hospital. 

As informações confirmadas pelos Bombeiros é de que o cavalo ficou ao menos quatro dias ilhado. 

O presidente Lula (PT) comemorou a operação que repercutiu no salvamento do equino. “Ontem a noite eu fui dormir inquieto, para além de toda dor que vimos, com a imagem de um cavalo em cima de um telhado. E hoje eu fiquei sabendo que conseguiram salvar o cavalo Caramelo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo