CartaExpressa
Equipes resgatam cavalo ilhado sobre telhado em Canoas
Uma força-tarefa, utilizando barco e helicóptero, foi montada para resgatar o animal, batizado de ‘Caramelo’


A catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul desde o último dia 29 de abril, ameaça a vida das 1,5 milhão de pessoas e de dezenas de animais presentes no estado.
O drama de uma égua ilhada em cima de um telhado em Canoas (RS), um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas, mobilizou uma força-tarefa de resgate.
O animal, batizado de “Caramelo”, foi flagrado por um helicóptero da TV Globo ilhado na noite de quarta-feira 8.
Através do ‘X’ (antigo Twittter), o influenciador Felipe Neto montou uma “força-tarefa” para tentar salvar a vida do animal. Por volta das 7h desta quinta-feira, tentava o empréstimo de um helicóptero para içar o animal, e informou que uma equipe de resgate se deslocaria com barcos para dar suporte ao equino.
Na sequência, a primeira-dama Janja da Silva anunciou que o Comandante dos Operações do Rio Grande do Sul se mobilizou para resgatar o animal. “Vamos torcer para que o ‘Caramelo’ tenha resistido essa noite”, publicou. Por volta das 9h30, Janja mostrou uma equipe com veterinários decolando para a área em que o animal estava ilhado.
Além de mostrar o engajamento de voluntários, a primeira-dama publicou uma nova imagem do equino, de 350kg. Pela foto, aparentemente o nível da água da região em que se localizava o equino havia baixado. Janja informou também que Caramelo já teria um haras para onde seria remanejado.
O animal foi removido do telhado pelas equipes do Exército e do Corpo de Bombeiros do RS e de São Paulo às 11h10 desta quinta-feira 9. Após ser sedado, ele foi levado de bote até uma área sem alagamentos e em seguida, transportado em um caminhão veterinário para um hospital.
As informações confirmadas pelos Bombeiros é de que o cavalo ficou ao menos quatro dias ilhado.
O presidente Lula (PT) comemorou a operação que repercutiu no salvamento do equino. “Ontem a noite eu fui dormir inquieto, para além de toda dor que vimos, com a imagem de um cavalo em cima de um telhado. E hoje eu fiquei sabendo que conseguiram salvar o cavalo Caramelo”.
Equipe já está pertinho do Caramelo. Vai dar certo. E já temos um haras para onde ele vai. 🙏🏻 pic.twitter.com/n8eIuD3F6T
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 9, 202
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com chuva e vento fortes, Porto Alegre suspende resgates com barcos
Por Agência Brasil
CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos em abrigos de Porto Alegre
Por Agência Brasil
Nível da água começa a baixar em Porto Alegre, aponta boletim da Defesa Civil
Por CartaCapital