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Enem 2025 não será cancelado, diz Camilo Santana, que chama possível vazamento de ‘ruído’

Na quarta-feira, Inep anulou três perguntas do exame após estudante divulgar itens semelhantes durante live e mandou PF abrir inquérito

Enem 2025 não será cancelado, diz Camilo Santana, que chama possível vazamento de ‘ruído’
Enem 2025 não será cancelado, diz Camilo Santana, que chama possível vazamento de ‘ruído’
O ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
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O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), usou as redes sociais nesta sexta-feira para rechaçar a possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2025. Esse cenário passou a ser cogitado após suspeitas de vazamento de conteúdo e anulação de questões pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

“A comissão do Inep, que é responsável pelo Enem, tomou a decisão técnica de cancelar, anular, três itens com um único objetivo: de prevenção e isonomia e para não prejudicar nenhum aluno que fez o Enem esse ano”, disse o chefe do MEC em vídeo publicado nas redes sociais. “Quero aqui tranquilizar e dizer que o Enem continua, os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado será divulgado em janeiro do próximo ano”.

Os rumores de um possível cancelamento ocorrem após a revelação de que, cinco dias antes da aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza no Enem, uma transmissão ao vivo no Youtube exibiu pelo menos cinco questões muito semelhantes às que entrariam no exame.

A divulgação partiu de Edcley Teixeira, que afirma ser estudante de Medicina e consultor educacional. Ele disse ter participado do Prêmio Capes Talento Universitário a convite do Ministério da Educação, com perguntas que, de acordo com Teixeira, se aproximariam do padrão do Enem.

Segundo a PF, medidas imediatas de preservação do conteúdo foram adotadas, incluindo o resguardo do conteúdo veiculado em redes sociais e o acionamento das plataformas digitais para a preservação dos registros técnicos necessários às apurações.

Tão logo as questões foram anuladas, estudantes foram às redes sociais se manifestarem pela anulação da prova.

Eles alegam que a anulação das questões ainda é uma medida insuficiente para resolver o caso, sob o argumento de que os alunos que tiveram acesso ao conteúdo antes saíram em vantagem de tempo frente aos demais.

Além disso, sustentam que a desconsideração das questões impacta na Teoria de Resposta ao Item de todos os candidatos, podendo causar prejuízo às notas. O método de pontuação das questões calcula os acertos de forma qualitativa, pontuando mais ou menos conforme a dificuldade e coerência dos acertos — ou seja, é um recurso para identificar possíveis “chutes”.

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