CartaExpressa
Enem 2025 não será cancelado, diz Camilo Santana, que chama possível vazamento de ‘ruído’
Na quarta-feira, Inep anulou três perguntas do exame após estudante divulgar itens semelhantes durante live e mandou PF abrir inquérito
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), usou as redes sociais nesta sexta-feira para rechaçar a possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2025. Esse cenário passou a ser cogitado após suspeitas de vazamento de conteúdo e anulação de questões pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.
“A comissão do Inep, que é responsável pelo Enem, tomou a decisão técnica de cancelar, anular, três itens com um único objetivo: de prevenção e isonomia e para não prejudicar nenhum aluno que fez o Enem esse ano”, disse o chefe do MEC em vídeo publicado nas redes sociais. “Quero aqui tranquilizar e dizer que o Enem continua, os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado será divulgado em janeiro do próximo ano”.
Os rumores de um possível cancelamento ocorrem após a revelação de que, cinco dias antes da aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza no Enem, uma transmissão ao vivo no Youtube exibiu pelo menos cinco questões muito semelhantes às que entrariam no exame.
A divulgação partiu de Edcley Teixeira, que afirma ser estudante de Medicina e consultor educacional. Ele disse ter participado do Prêmio Capes Talento Universitário a convite do Ministério da Educação, com perguntas que, de acordo com Teixeira, se aproximariam do padrão do Enem.
Segundo a PF, medidas imediatas de preservação do conteúdo foram adotadas, incluindo o resguardo do conteúdo veiculado em redes sociais e o acionamento das plataformas digitais para a preservação dos registros técnicos necessários às apurações.
Tão logo as questões foram anuladas, estudantes foram às redes sociais se manifestarem pela anulação da prova.
Eles alegam que a anulação das questões ainda é uma medida insuficiente para resolver o caso, sob o argumento de que os alunos que tiveram acesso ao conteúdo antes saíram em vantagem de tempo frente aos demais.
Além disso, sustentam que a desconsideração das questões impacta na Teoria de Resposta ao Item de todos os candidatos, podendo causar prejuízo às notas. O método de pontuação das questões calcula os acertos de forma qualitativa, pontuando mais ou menos conforme a dificuldade e coerência dos acertos — ou seja, é um recurso para identificar possíveis “chutes”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


