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Enel é notificada novamente pelo Procon-SP e pode receber mais uma multa

A empresa tem prazo de 7 dias para enviar os esclarecimentos

Enel é notificada novamente pelo Procon-SP e pode receber mais uma multa
Enel é notificada novamente pelo Procon-SP e pode receber mais uma multa
População afetada por apagão em SP. Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil
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O Procon de São Paulo notificou, mais uma vez, a concessionária de distribuição de energia elétrica Enel pela interrupção prolongada dos serviços no dia 7 de janeiro, que deixou sem eletricidade mais de 150 mil imóveis na Grande São Paulo.

Esta medida é o primeiro passo de uma ação de fiscalização, que pode resultar em sanções como multa, a quarta em um período de menos de 14 meses, desde o mês de novembro de 2023.

“Continuar alegando que os ventos têm sido acima do que era normal, não pode mais ser uma resposta aceitável, pois deixou de ser um elemento surpresa para se tornar recorrente, como já vinha sendo alertado”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

Na notificação feita à Enel, o Procon-SP pede esclarecimentos detalhados da área e do número de consumidores impactados; sobre as providências adotadas para a retomada do serviço e como a informação foi passada aos consumidores.

Também sobre a política de compensações aos consumidores que permaneceram muitas horas sem energia em suas residências e comércios. A Enel tem prazo de 7 dias para enviar os esclarecimentos e este novo procedimento.

Em nota, a Enel afirma ter aprimorado o plano de contingência, com reforço das equipes em campo, contratação de mais eletricistas próprios, o aumento da frota de geradores, a ampliação da capacidade nos canais de atendimento, aumento do número de manutenções preventivas e podas de galhos perto da rede elétrica.

“Em função dessas medidas já implementadas, após as chuvas na última terça-feira 7, com rajadas de vento acima de 80Km/h e queda de granizo, conseguiu restabelecer a energia para a maioria dos clientes afetados em até 30 minutos após o início da tempestade. Os demais clientes tiverem o serviço normalizado ao longo da quarta-feira 8, quando as equipes concluíram os trabalhos complexos de reconstrução da rede”, argumenta a empresa.

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