CartaExpressa
Embaixada do Brasil em Israel começa processo para identificar brasileiros que desejam sair do país
A Força Aérea Brasileira (FAB) encaminhou documentação ao Congresso comunicando sua prontidão operacional para executar a missão


A representação diplomática brasileira em Tel Aviv anunciou nesta sexta-feira 20 o início dos trabalhos de mapeamento dos brasileiros interessados em abandonar o território israelense diante da escalada das hostilidades entre Israel e Irã.
Segundo dados Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros residiam em solo israelense naquele período. Acontece que esse número é de 2023, sendo possível que tenha sofrido alterações significativas após as sucessivas operações de evacuação conduzidas pelo governo brasileiro desde o início dos confrontos envolvendo a administração de Benjamin Netanyahu contra o Hamas e o Hezbollah.
Embora a embaixada brasileira em Tel Aviv esclareça que ainda não existe um protocolo oficial estabelecido para uma possível missão de repatriação, os preparativos já estão em movimento.
A Força Aérea Brasileira (FAB) encaminhou documentação ao Congresso Nacional comunicando sua prontidão operacional para executar a missão, caso haja determinação do presidente Lula (PT).
Segundo informações da FAB, uma eventual autorização presidencial para a operação de repatriação demandaria a coordenação conjunta entre os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa para viabilizar sua execução.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Irã se reúne com cúpula da diplomacia europeia para discutir soluções ao conflito com Israel
Por CartaCapital
Trump decidirá sobre entrada dos EUA no conflito Irã-Israel nas próximas duas semanas, diz Casa Branca
Por CartaCapital