CartaExpressa
Em um ano de pandemia, 377 brasileiros perderam o emprego por hora
No trimestre encerrado em abril, a desocupação manteve o patamar recorde de 14,7% e atingiu a 14,8 milhões de brasileiros
Em média, 377 pessoas perderam o emprego por hora em um ano, sob o contexto da pandemia. A conclusão é de um levantamento realizado pela consultoria IDados com base nos indicadores de abril (os últimos disponíveis) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
No mês, o País tinha 85,9 milhões de ocupados, 3,3 milhões a menos do que no mesmo período em 2020.
Embora ainda sob os efeitos da pandemia, os dados mostram que a situação do mercado de trabalho já esteve pior. Em agosto do ano passado, período mais agudo da crise, quase 1,4 mil brasileiros perdiam o emprego por hora, segundo o IDados. Naquele momento, o país tinha 81,6 milhões de ocupados, quase 12 milhões a menos na comparação anual.
No trimestre encerrado em abril, a desocupação manteve o patamar recorde de 14,7% e atingiu a 14,8 milhões de brasileiros.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Desemprego mantém recorde e 14,8 milhões buscam trabalho no Brasil
Por CartaCapital
Bolsonaro volta ao ataque contra governadores e nega ser responsável pelo desemprego
Por CartaCapital


