CartaExpressa
Em telefonema, Biden expressa apoio ‘incondicional’ a Lula e reforça convite para viagem aos EUA
Segundo o governo federal, ‘os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos EUA’


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou apoio “incondicional” ao presidente Lula (PT) nesta segunda-feira 9, um dia depois do ataque terrorista de bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O democrata convidou o petista a visitar a Casa Branca em fevereiro, segundo comunicado da Casa Branca.
O governo Lula, por sua vez, afirmou que “os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança”.
Segundo a gestão federal, Lula aceitou o convite para ir a Washington no início do mês que vem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Aras pede ao STJ investigação contra Ibaneis após atos terroristas no DF
Por Wendal Carmo
Financiadores do terrorismo bolsonarista foram identificados em 10 estados, diz Dino
Por CartaCapital
Iphan e Ibram vão recuperar obras de arte danificadas por terroristas
Por Agência Brasil