CartaExpressa
Em SP, 30% se dizem petistas e 17% se declaram bolsonaristas, aponta o Datafolha
O cenário é de estabilidade frente à rodada anterior, de julho
Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 15 aponta que, na cidade de São Paulo, 30% dos eleitores se dizem petistas, enquanto 17% se declaram bolsonaristas. No entanto, a fatia da população que se diz de direita (27%) supera a de esquerda (18%).
Trata-se de um cenário de estabilidade frente à rodada anterior, de julho. Na ocasião, havia 29% de petistas e 17% de bolsonaristas. No recorte ideológico, eram 26% os que diziam ser de direita e 20% os que se definiam como de esquerda.
Na nova rodada, 7% disseram não fazer parte do petismo ou do bolsonarismo e 24% responderam ser neutros.
O Datafolha levou em conta uma escala de 1 (mais próximo ao bolsonarismo) a 5 (mais próximo ao petismo). Considerando os petistas e os que se dizem mais próximos das ideias do partido, o total vai a 44%, ante 25% dos bolsonaristas e dos mais próximos a esse grupo.
Para a pesquisa, o instituto entrevistou presencialmente 1.092 eleitores na capital paulista entre 6 e 7 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais e o registro na Justiça Eleitoral é SP-03279/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O impacto de Lula e Bolsonaro como ‘padrinhos’ de candidatos em SP, segundo o Datafolha
Por CartaCapital
Datafolha em São Paulo: aprovação de Ricardo Nunes vai de 31% para 26%
Por CartaCapital
Datafolha: Nunes tem 23%, e Boulos, 22%, na disputa pela prefeitura de São Paulo
Por CartaCapital



