CartaExpressa

Em segunda votação, Câmara de Curitiba confirma honraria ao falecido Olavo de Carvalho

Votos de apoio ao projeto de homenagem ao guru bolsonarista saltaram de 8 no primeiro turno para 14 na segunda avaliação da proposta

Em segunda votação, Câmara de Curitiba confirma honraria ao falecido Olavo de Carvalho
Em segunda votação, Câmara de Curitiba confirma honraria ao falecido Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em segundo turno nesta segunda-feira 10, a concessão de título de cidadania honorário ao escritor e autointitulado filósofo Olavo de Carvalho. A honraria já havia sido votada em primeiro turno na semana passada e segue agora para sanção do prefeito Rafael Greca (PSD).

Os votos favoráveis ao projeto de homenagem ao guru bolsonarista saltaram de oito no primeiro turno para 14 na segunda avaliação da proposta. Endossaram a medida os integrantes da bancada evangélica e da bancada da bala.

O texto apreciado tem autoria do vereador Éder Borges (PP) e data de 2021. O político justifica a honraria devido ao “amplo trabalho acadêmico” de Carvalho, e prossegue: “eis que contribuiu extensivamente para a academia brasileira, sendo grande influência de estudantes curitibanos das áreas do Direito, Ciência política, Sociologia, Filosofia e História”.

O escritor Olavo de Carvalho, no entanto, não tem formação acadêmica em nenhuma das áreas citadas pelo parlamentar. Carvalho ficou conhecido quando passou a escrever para jornais e ministrou cursos de filosofia e política, ao qual se intitulava autodidata, e obteve maior notoriedade com as menções do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos.

O escritor faleceu em 2022, nos Estados Unidos, oito dias depois de ter sido diagnosticado com Covid-19. No entanto, a causa da morte não foi divulgada.

Durante a votação de segundo turno, a oposição reforçou críticas ao projeto. Vereadores contrários ao texto evidenciaram dezenas de discursos racistas, misóginos, homofóbicos e negacionistas proferidos por Olavo ao longo dos últimos anos. As manifestações, porém, reuniram apenas nove votos contrários. Outros quatro vereadores estavam presentes, mas optaram pela abstenção.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo