CartaExpressa
Em francês, Mourão diz que Macron ‘não está bem’
Presidente da França criticou desmatamento na Amazônia e estimulou produção de soja pela Europa


O vice-presidente Hamilton Mourão recorreu nesta quarta-feira 13 ao idioma francês para responder ao presidente da França, Emmanuel Macron, que afirmou na véspera que “continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia”.
“Monsieur Macron ne pas bien [Macron não está bem]. Monsieur Macron desconhece a produção de soja no Brasil. Nossa produção de soja é feita no sul do país. Na Amazônia é ínfima”, afirmou o vice de Jair Bolsonaro. “Por outro lado, a nossa capacidade de produção é imbatível, nossa competição nesse ramo está muito acima dos concorrentes”.
Na terça-feira, Macron indicou o desejo de interromper a importação de soja do Brasil e estimular a produção europeia. “Continuar a depender da soja brasileira é endossar o desmatamento na Amazônia. Somos coerentes com nossas ambições ecológicas, vamos lutar para produzir soja na Europa”, publicou o presidente francês nas redes sociais.
Para Mourão, Macron apenas “externou interesses protecionistas dos agricultores franceses, e isso faz parte do jogo político”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.