CartaExpressa
Em discurso pré-eleição, Lira pede o fim dos ‘superpoderes’ da presidência da Câmara
Favorito na disputa, candidato apoiado por Bolsonaro fez críticas indiretas a Rodrigo Maia


Em discurso antes do início da votação para a presidência da Câmara, o candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e apontado como o favorito na disputa, afirmou que a Casa não pode continuar sendo “do eu”, mas “do nós”.
“Isso não é um slogan de campanha, nem uma frase de efeito, mas a alma desta Casa, o espírito do regimento. Olhem para a cadeira do presidente: por acaso há ali um trono? Não”, afirmou, em crítica indireta ao atual presidente Rodrigo Maia.
Segundo ele, “tudo nesta Casa, como se vê, tem a marca do coletivo”.
“O indivíduo não existe, em relação à instituição. Em respeito à colegialidade, temos que dar voz a todas as deputadas e a todos os deputados. Temos que retirar os superpoderes da presidência, como foi nos últimos anos, e devolver esse poder para o seu único e legítimo dono: o plenário da Câmara dos Deputados”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.