CartaExpressa
Em dia de ameaça de Bolsonaro, TSE vai às redes defender as urnas
O tribunal não rebateu diretamente as afirmações do presidente


O Tribunal Superior Eleitoral optou mais uma vez por se manifestar nas redes sociais e de forma indireta sobre acusações de Jair Bolsonaro e de seus apoiadores contra as urnas eletrônicas.
“Você sabia que os votos já são impressos? É isso mesmo: qualquer eleitor pode fazer a contagem de votos por conta própria. Isso é possível com o BU, o famoso Boletim de urna. Faça sua própria auditoria! Compare os BUs que você escaneou c/ os publicados no site do TSE”, diz o texto da publicação no Twitter.
A mensagem, acompanhada de um vídeo (assista abaixo), foi publicada neste domingo 1, dia em que apoiadores de Bolsonaro participam de manifestações em diversas cidades. Por meio de um vídeo, o presidente se dirigiu aos bolsonaristas e voltou a fazer ameaças às eleições do ano que vem.
“Sem eleições limpas e democráticas, não haverá eleição”, disse Bolsonaro.
Assista ao vídeo publicado pelo TSE:
Você sabia que os votos já são impressos? 🤓 É isso mesmo: qualquer eleitor pode fazer a contagem de votos por conta própria. Isso é possível com o BU, o famoso #BoletimDeUrna 📜 Faça sua própria auditoria! Compare os BUs que você escaneou c/ os publicados no site do @TSEjusbr ❕ pic.twitter.com/IE3VdVmzwc
— TSE (@TSEjusbr) August 1, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.