CartaExpressa
Em depoimento à polícia, Monark diz ter ‘conhecimento superficial’ sobre nazismo
O youtuber não teria repetido a versão de que estava bêbado quando deu a declaração sobre a existência de um partido nazista no Brasil


O youtuber Bruno Aib, conhecido como Monark, afirmou à Polícia Civil na quarta-feira 9 que “tem conhecimento superficial” sobre o nazismo. A informação é da TV Globo.
No seu depoimento, o influencer não teria repetido a versão de que estava bêbado quando deu a declaração em defesa da existência de um partido nazista no Brasil.
“Eu acho que tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, disse à época.
Monark é investigado criminalmente por suspeita de ter infringido o artigo 20 da lei 7.716, de janeiro de 1898, que pune com “reclusão de uma a três anos e multa” quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.