CartaExpressa

Em contraproposta, servidores federais pedem ao governo reajuste de 13,5%

Na primeira reunião, a gestão Lula propôs um aumento linear de 7,8% a partir de março, além de reajuste no vale-alimentação

Em contraproposta, servidores federais pedem ao governo reajuste de 13,5%
Em contraproposta, servidores federais pedem ao governo reajuste de 13,5%
Fernando Haddad e Lula. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

Representantes do funcionalismo público federal apresentaram ao governo federal, nesta sexta-feira 24, uma contraproposta de reajuste de 13,75% no piso salarial das categorias a partir de março.

O documento foi encaminhado à ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação, pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas do Estado, que reúne diferentes carreiras do funcionalismo.

Na primeira reunião, o governo propôs um reajuste linear de 7,8% a partir de março, além de um aumento no vale-alimentação, que passaria de 458 para 658 reais (um acréscimo de 46,6% com base na inflação acumulada entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2023).

Para a Fonacate, porém, a proposta do governo está “muito aquém das perdas acumuladas nos últimos anos”.

A entidade elogiou os esforços para melhorar o auxílio-alimentação dos servidores, mas deseja que o acordo contemple o compromisso de equiparar todos os benefícios com os dos demais Poderes até o final da gestão Lula.

A próxima reunião está prevista para a terça-feira 28. Com um eventual acordo, há a expectativa de que o governo edite uma medida provisória para acelerar a aplicação do reajuste.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo