CartaExpressa
Em comício lotado em Curitiba, Lula diz que Forças Armadas cumprirão papel constitucional em novo governo
O evento foi realizado na Boca Maldita, região central da capital paranaense
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência pelo PT, participou de um comício neste sábado 17 em Curitiba.
No palco do lavajatismo, o petista afirmou que em eventual novo governo as Forças Armadas cumprirão seu papel constitucional de proteção de fronteiras e combate ao narcotráfico.
“As Forças Armadas vão voltar a ter o papel nobre que está definido na nossa Constituição Federal. Queremos Forças Armadas preparadas, equipadas e bem treinadas para ninguém se meter a invadir o Brasil”, disse Lula.
Ele criticou o papel de tutela que a Instituição de segurança tem adotado durante o período eleitoral.
“As nossas Forças Armadas não tinham que estar preocupadas em fiscalizar urnas, esse é o papel da Justiça Eleitoral, dos partidos e dos candidatos”, disse.
E completou: “Não queremos as Forças Armadas se metendo nas eleições do nosso País e nem querendo controlar as urnas. Nós já lidamos com as Forças Armadas e a tratamos com muitos respeito. E é preciso que alguns de lá trate a sociedade com respeito por que nós não precisamos ser tutelados”.
Lula também ressaltou a necessidade de os governantes respeitarem e garantirem diretos a toda a população, independente de gênero, raça ou classe social.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula repudia violência política na campanha e diz que Bolsonaro ‘não vai extirpar o PT’
Por CartaCapital
Moro usa vídeo de Bolsonaro para atacar Lula e reforça ‘tabelinha’ com o presidente
Por Leonardo Miazzo



