CartaExpressa
Em chegada ao Brasil, Biden anuncia recursos para Fundo Amazônia
Presidente dos EUA desembarca neste domingo 17 em Manaus (AM)


O governo dos Estados Unidos divulgou, neste domingo 17, um comunicado em que anuncia “novos esforços” para a ação global voltada à proteção da Amazônia.
O comunicado é divulgado no mesmo dia em que o presidente Joe Biden chega ao Brasil para participar do encontro do G20, no Rio de Janeiro. A primeira parada de Biden será em Manaus (AM), onde ele deve conhecer o Museu da Amazônia (Musa), que fica na Reserva Florestal Adolpho Ducke.
No comunicado, o governo norte-americano informou que vai destinar mais 50 milhões de reais para o Fundo Amazônia, que tem como objetivo investir em ações de preservação, monitoramento e combate ao desmatamento no bioma. Com isso, os EUA chegam a 100 milhões de reais de doação ao Fundo.
“Hoje, como parte de sua viagem histórica à Amazônia, o presidente Biden anunciará que os Estados Unidos cumpriram sua promessa histórica de aumentar o financiamento climático internacional dos EUA para mais de US$ 11 bilhões por ano até 2024″, diz o comunicado.
Após sair de Manaus, Biden deverá participar do lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, já na próxima segunda-feira 18. Além dos encontro com lideranças do G20, Biden deve ter uma reunião bilateral com o presidente Lula (PT) na terça-feira 19.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.