Em 30 dias, Lula ganha 322 mil novos seguidores nas redes sociais; Moro apenas 17 mil

Entre os três primeiros colocados nas pesquisas eleitorais, o ex-juiz é quem faz mais postagens, mas tem o menor engajamento

Lula e Sergio Moro. Fotos: Miguel Schincariol/AFP e Evaristo Sá/AFP

Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato que mais cresceu nas redes sociais nos últimos 30 dias, recebendo 322 mil novos seguidores em seus perfis. O monitoramento leva em conta o desempenho no Facebook, Instagram e Twitter dos três primeiros colocados nas pesquisas eleitorais. Os dados foram coletados pela consultoria Bites e divulgados pelo jornal O Globo desta quinta-feira 27.

A segunda melhor performance no período é de Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 187 mil novos seguidores em seus três perfis. As páginas de Sergio Moro (Podemos) tiveram o pior desempenho, tendo recebido apenas 17 mil novos seguidores nos mesmos 30 dias.

O monitoramento ainda aferiu o engajamento dos três candidatos. Moro é quem faz mais publicações e tem o menor retorno. Ao todo, foram 300 postagens feitas pelo ex-juiz que receberam 4,5 milhões de interações. Com o resultado, a base de Moro chegou a 6 milhões, somando Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Bolsonaro, por sua vez, fez 288 postagens, chegando a 29 milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos. O resultado garantiu o primeiro lugar ao ex-capitão neste quesito. Seus perfis, desde as eleições, também concentram o maior número total de seguidores, 41 milhões nas quatro principais redes sociais. Vale ressaltar, no entanto, que em monitoramentos que medem a ‘qualidade’ do engajamento, o ex-capitão está em crescente queda desde setembro do ano passado.

No quesito engajamento, Lula ficou em segundo lugar, com 8,2 milhões de interações nos últimos 30 dias. O ex-presidente é quem fez o menor número de publicações: 275 somando as três redes monitoradas pela Bites. Ao todo, o petista tem 11 milhões de seguidores em seus perfis no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.