O bilionário Elon Musk, proprietário da rede social X, antigo Twitter, reagiu à declaração da primeira-dama Janja, que criticou a falta de apoio da plataforma no contexto da invasão de sua conta.
“Não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail é nossa responsabilidade“, escreveu o empresário em suas redes sociais, nesta quarta-feira 20.
It is not clear how someone guessing her email password is our responsibility
— Elon Musk (@elonmusk) December 20, 2023
Na terça-feira 19, durante live ao lado do presidente Lula (PT), Janja criticou a falta de soluções da plataforma para o seu caso, e afirmou que vai entrar com um processo contra o X. Ela também reforçou a necessidade de pensar uma regulação para as redes sociais, bem como discutir a monetização das plataformas.
“Foi tão difícil que o Twitter derrubasse a minha conta. Por uma hora e meia o ‘seu’ Elon Musk ficou mais milionário com aquele ataque, essa é a questão”, criticou. “A gente precisa não só da regularização das redes, mas discutir a monetização delas porque não importa se é do bem, ou do mal, eles ganhando dinheiro está tudo bem”, completou.
A primeira-dama disse, ainda, que o tema deverá ser tratado com mais ênfase em 2024. A ideia é inserir o tema no contexto de um plano de combate à violência contra as mulheres nas redes digitais, que deve ser apresentado pelo governo no ano que vem.
Em nota publicada nesta quarta-feira 20, Janja respondeu diretamente ao post de Musk sobre o caso. Conforme escreveu a primeira-dama, “é sintomático o Sr Elon Musk se manifestar sobre o caso apenas depois de eu falar que vou processar sua empresa”. Ela nega, ainda, que tenha dito ser de responsabilidade do X o hackeamento e esclarece que tratou apenas da demora para que providências fossem tomadas no caso.
“Eu não disse que é responsabilidade do X alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela. É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela. Como já disse, foram 4 minutos para entrarmos em contato com a plataforma e mais de 1h30 para que a plataforma bloqueasse completamente o acesso à conta e cessassem com os posts absurdos”, esclareceu a primeira-dama.
Ainda segundo Janja, sua senha não foi ‘adivinhada’, mas sim descoberta por um vazamento de dados. Ela tornou a dizer que pretende notificar a empresa no caso.
“Sobre a senha do e-mail, é de responsabilidade da plataforma do e-mail, que também será notificada / responsabilizada, garantir que as contas e senhas sejam protegidas, visto que ninguém ‘adivinhou’ a senha, esta estava em um vazamento de dados.”
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