CartaExpressa
Eletrobras investiga queda de torres de energia, com ‘indícios de sabotagem’, diz agência
Os casos envolvem linhas no Paraná e em Rondônia


Torres de transmissão de energia elétrica no Paraná e em Rondônia foram derrubadas desde o domingo 8, dia em que bolsonaristas promoveram ações terroristas em Brasília. A Eletrobras investiga os episódios, envolvendo as concessionárias Furnas e Eletronorte, segundo a agência Reuters.
No Paraná, foi derrubada uma torre do Bipolo 2, que conduz parte da energia gerada pela usina de Itaipu. O serviço não foi interrompido. Na Eletronorte, o desligamento atingiu uma linha de transmissão da interligação Acre-Rondônia ao Sistema Interligado Nacional.
“Imediatamente, a equipe de manutenção foi acionada e a inspeção realizada detectou que o desligamento foi provocado pela queda de uma torre dessa linha, com indícios de sabotagem. A equipe da Eletronorte já está mobilizada para substituição da torre, com previsão de conclusão dos serviços ao longo do próximo dia 11, quarta-feira”, diz uma nota divulgada na segunda 9.
De acordo com a Reuters, o Ministério de Minas e Energia decidiu formar uma gabinete de crise, com a Agência Nacional de Energia Elétrica à frente, a fim de acompanhar o desenrolar das investigações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MP de Contas pede o bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis e Anderson Torres após terrorismo no DF
Por Wendal Carmo
Procuradores cobram ação de Aras após atos terroristas em Brasília
Por CartaCapital
Suspeito de financiar atos golpistas, Luciano Hang faz crítica velada ao terrorismo em Brasília
Por Caio César