CartaExpressa
Eleição não é assunto do Ministério da Defesa, afirma o general Santos Cruz
‘Eleição é um dos fundamentos da democracia, é uma coisa que não pode ser ameaçada’


O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira 22 que assuntos eleitorais não cabem ao Ministério da Defesa, atualmente sob comando do general Walter Braga Netto.
“O Ministério da Defesa trata da operacionalidade das tropas, da capacidade das instituições militares, tem uma série de assuntos que são próprios do Ministério da Defesa. Eleição é um assunto mais do Poder Legislativo”, disse Santos Cruz ao jornal O Estado de S.Paulo.
A declaração do ex-ministro foi feita horas depois de o jornal informar que Braga Netto ameaçou a realização das eleições em 2022 caso não seja adotado o voto impresso ‘auditável’. O militar teria enviado um ‘recado’ ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
“É um assunto muito sério fazer uma ameaça de não haver eleição. Eleição é um dos fundamentos da democracia, é uma coisa que não pode ser ameaçada”, acrescentou Santos Cruz. “Uma coisa é o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, você pode discutir. Agora, a existência da eleição, não. A existência da eleição não pode ser contestada”.
O ex-ministro ainda disse que “precisa ser verificada a responsabilização”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Na nossa democracia, não há espaço para coações armadas’, diz Gilmar Mendes
Por Marina Verenicz
Mourão: ‘É lógico que vai ter eleição. Não somos uma República de Bananas’
Por CartaCapital
Eleição de 2022 é inegociável e o País não admite retrocessos, diz Pacheco
Por CartaCapital