CartaExpressa

Eleição não é assunto do Ministério da Defesa, afirma o general Santos Cruz

‘Eleição é um dos fundamentos da democracia, é uma coisa que não pode ser ameaçada’

Eleição não é assunto do Ministério da Defesa, afirma o general Santos Cruz
Eleição não é assunto do Ministério da Defesa, afirma o general Santos Cruz
O General Santos Cruz. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira 22 que assuntos eleitorais não cabem ao Ministério da Defesa, atualmente sob comando do general Walter Braga Netto.

“O Ministério da Defesa trata da operacionalidade das tropas, da capacidade das instituições militares, tem uma série de assuntos que são próprios do Ministério da Defesa. Eleição é um assunto mais do Poder Legislativo”, disse Santos Cruz ao jornal O Estado de S.Paulo.

A declaração do ex-ministro foi feita horas depois de o jornal informar que Braga Netto ameaçou a realização das eleições em 2022 caso não seja adotado o voto impresso ‘auditável’. O militar teria enviado um ‘recado’ ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

“É um assunto muito sério fazer uma ameaça de não haver eleição. Eleição é um dos fundamentos da democracia, é uma coisa que não pode ser ameaçada”, acrescentou Santos Cruz. “Uma coisa é o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, você pode discutir. Agora, a existência da eleição, não. A existência da eleição não pode ser contestada”.

O ex-ministro ainda disse que “precisa ser verificada a responsabilização”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo