CartaExpressa
Eduardo Leite será o próximo presidente nacional do PSDB
O governador eleito do Rio Grande do Sul substituirá Bruno Araújo


O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, será o próximo presidente nacional do PSDB, em substituição a Bruno Araújo. A informação foi divulgada pelo partido nesta quarta-feira 30.
O mandato de Leite começará em 2 de fevereiro.
“Na próxima semana daremos início ao compartilhamento de decisões para o planejamento da futura gestão. Nesse período construiremos uma representação coletiva para a próxima Executiva”, afirmou Araújo, em nota.
Eduardo Leite venceu Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno da eleição para o governo gaúcho. O tucano obteve 57% dos votos válidos (3.687.126), ante 43% do bolsonarista (2.767.786).
Ainda que tenha renunciado ao governo estadual em março de 2022, Leite foi considerado candidato à reeleição pela Justiça Eleitoral. Isso significa que ele não poderá tentar outro mandato à frente do Palácio Piratini em 2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF rejeita denúncia contra Aécio Neves por corrupção e lavagem de dinheiro
Por CartaCapital
Presidente do PSDB diz que a sigla não fará parte da base de Lula, mas está comprometida com a ‘governabilidade’
Por CartaCapital