CartaExpressa
Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda, morre aos 56 anos
Ele comandou a pasta no último ano do governo de Michel Temer, em 2018
Morreu nesta segunda-feira 11, aos 56 anos, o ex-ministro da Fazenda Eduardo Guardia. Ele comandou a pasta no último ano do governo de Michel Temer, em 2018.
Guardia também foi diretor da B3 – à época BM&FBovespa – e desde 2019 era sócio e presidente-executivo da BTG Pactual Asset.
Em 2016, foi nomeado pelo ministro Henrique Meirelles para ocupar a secretaria-executiva da Fazenda. Em 2018, quando o titular deixou o cargo para disputar a Presidência da República, Guardia assumiu o posto.
Eduardo Guardia era doutor em Economia pela USP e mestre pela Unicamp. Antes, tornou-se bacharel em Economia pela PUC- SP.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


