CartaExpressa
Eduardo Girão anuncia candidatura para a Presidência do Senado
Parlamentar é defensor de bandeiras do bolsonarismo e protegeu Bolsonaro na CPI da Covid
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou o lançamento da sua candidatura à Presidência do Senado, em eleição prevista para o início da legislatura do ano que vem.
Em vídeo publicado no sábado 10, o parlamentar afirmou que é um candidato “independente e altivo”.
Autodeclarado em sua rede social como “cristão, pró-vida e família, contra o aborto, drogas e jogos de azar”, Girão foi integrante da CPI da Covid-19 e defensor das políticas adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia. Ele iniciou o seu mandato em 2019 e deve continuar no cargo até 2027.
Girão afirmou que Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado, “é apoiado pelo Lula” e disse ser necessário “ter um caminho independente”.
“Penso que essa Casa está muito distante dos interesses da sociedade. Não tem nos representado, não de hoje, mas há muito tempo vem engavetando projetos importantes para o país, como por exemplo para que a gente possa voltar a ter harmonia e independência entre os poderes”, declarou Girão, em vídeo.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


