CartaExpressa
Eduardo Bolsonaro sai em defesa de Mauro Cid durante a CPMI: ‘Sou seu amigo’
O ex-ajudante de Jair Bolsonaro foi convocado a comparecer como testemunha à comissão, mas permaneceu em silêncio durante a oitiva


O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fez uma declaração em apoio a Mauro Cid, nesta terça-feira 11, durante sessão da CPMI do 8 de janeiro.
“Muito me honra falar que sou seu amigo. Não vou chegar, virar as costas e tratar como leproso, como a esquerda quer. Vossa excelência é vítima de todo esse processo”, declarou o deputado.
Mauro Cid está preso desde o dia 3 de maio, acusado de fraudar cartões de vacinação. Ele responde a um total de oito inquéritos, entre eles o que o investiga sua suposta participação na articulação golpista e na invasão das sedes dos Poderes da República, em Brasília. Em seu celular, foram encontradas mensagens com teor golpistas enviadas por diversos interlocutores, inclusive com uma minuta de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que serviria para embasar um plano contra a posse do presidente Lula (PT).
O ex-ajudante de Bolsonaro foi convocado a comparecer como testemunha à CPMI, mas permaneceu em silêncio durante a oitiva, conforme autorizado pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Presidente da CPMI diz que denunciará Mauro Cid ao STF por se manter em silêncio
Por Victor Ohana
Parlamentares acusam bolsonarista de transfobia contra Erika Hilton na CPMI
Por CartaCapital
CPMI do 8 de Janeiro aprova quebra de sigilos de Cid, ex-diretor da PRF e coronel do Exército
Por CartaCapital